A moda no império romano.


A moda era uma parte importante desse povo, pois indicava o status e importância de uma pessoa em meio a sociedade.

TOGA

Influenciados pela cultura grega, os líderes romanos determinavam que seus cidadãos homens vestissem toga em público durantes os primeiros anos da República Romana. Uma toga é um pedaço grande de tecido, medindo cerca de 3 x 2 m e feito de lã, amarrada rente ao corpo. Há diferentes tipos dessa peça, dependendo da ocasião e status da pessoa. O tipo mais comumente usado era uma toga totalmente branca chamada de “toga virilis”, enquanto uma com franjas roxas era usada por líderes políticos e conselheiros chamada de “toga praetexta”.

TÚNICA

A túnica era uma peça de roupa mais leve se comparada à toga e era comumente usada pelos romanos, de homens a mulheres, de escravos a oficiais. A variação principal residia na maneira que as túnicas eram vestidas. As túnicas de homens geralmente não tinham manga e chegavam até abaixo do joelho, enquanto as de mulher eram de manga comprida, geralmente cobrindo até seus pés. Cintos eram usados para prender a túnica em torno do corpo. Assim como a toga, as túnicas de líderes políticos ou altos membros da sociedade eram decoradas com bordas roxas. Geralmente a túnica era usada embaixo da toga, eventualmente superando a popularidade da toga derivada dos gregos.
 

ESTOLAS

Havia poucas restrições quando se comparava a vestimenta de homens e mulheres. Mulheres casadas usavam trajes semelhantes a túnicas chamados de estolas. As estolas podiam ser feitas de qualquer cor, com ou sem mangas e embelezadas nas franjas, e costumavam ser usadas sobre túnicas longas e estilizadas com cintos, botões ou alfinetes.
 

PENTEADOS

Assim como muito da cultura romana, os estilos de penteado também possuíam influência dos gregos. A tendência de se deixar a barba e cortar o cabelo curto começou com os gregos. O estilo masculino dos romanos era o básico corte curto, mas alguns também usavam perucas. Assim como hoje, o estilo do cabelo da mulher possuía uma grande variedade. Os visuais variavam desde um coque atrás ou no topo da cabeça, até a toucas complexas e enfeitadas com fitas, camadas, cachos e giros.

Comentários

Mensagens populares